Região do Douro Superior

O Douro Superior situa-se a Norte do Distrito da Guarda e é constituído pelos Concelhos de Mêda, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa.

É Terra quente, de terreno acidentado onde, depois de 12 anos de trabalhos de dinamitagem no Cachão da Valeira, finalmente, em 1792, os barcos Rabelos puderam subir o Douro e consequentemente as vinhas puderam expandir para esta região até à fronteira.

O relevo acidentado desta região e o clima seco ditam que ela esteja debaixo de um microclima Temperado Mediterrânico, caracterizado por pouca chuva e amplitudes térmicas grandes.

O bioma predominante é o de Chaparral. Estas condições ditaram que a região seja em termos característicos mais identificada a região delimitada pela margem direita do Rio Douro, Trás os Montes e Alto Douro.

O rio Douro é nesta região uma artéria de vida na verdadeira ascensão da palavra. É o seu caudal que permite que todos estes hectares de vinha sobrevivam ao calor tórrido do Verão

Região do Douro Superior
Região do Douro Superior

REGIÃO DO DOURO SUPERIOR

Concelhos

É importante conhecer os concelhos que fazem parte desta região

Figueira de Castelo Rodrigo

Figueira de Castelo Rodrigo oferece uma grande variedade de atrações turísticas para visitantes interessados em cultura, arte e ambiente natural.

Mêda

A natureza exuberante da região também é um grande atrativo. Mêda está rodeada por montanhas, vales e rios, oferecendo paisagens deslumbrantes e diversas atividades ao ar livre, como caminhadas e passeios de bicicleta.

Vila Nova de Foz Côa

Vila Nova de Foz Côa é conhecida pela sua rica história e património cultural, artístico e ambiental. Localizada nos vales dos rios Douro e Côa, a cidade é um importante destino turístico.