Carlos Caetano
Carlos Caetano é um especialista de renome nas áreas da história da arte e do património, com uma sólida formação académica e uma carreira dedicada ao estudo e preservação do património cultural.
Doutorado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma tese intitulada “As Casas da Câmara dos Concelhos Portugueses e a Monumentalização do Poder Local (Séculos XIV a XVIII)“. Esta pesquisa extensiva recenseia e documenta as casas da câmara dos antigos concelhos portugueses, destacando a importância deste corpus arquitetónico na historiografia local e nacional.
Natural de Vila Garcia, Trancoso, Carlos Caetano tem-se envolvido ativamente em projetos de levantamento e valorização do património construído na região, colaborando com a Câmara Municipal da Guarda, o Departamento do Património da Diocese da Guarda e a associação cultural transfronteiriça RIBACVDANA. Os seus esforços são voltados para a preservação do património religioso e histórico, bem como para a promoção de roteiros turístico-religiosos que destacam a riqueza cultural da diocese.
Caetano também tem demonstrado preocupação com o impacto do turismo de massas, defendendo uma abordagem mais sustentável e respeitosa em relação ao património local. Critica a tendência de remoção dos rebocos históricos dos edifícios, que muitas vezes resulta na destruição de valiosas pinturas e características arquitetónicas. Caetano defende a necessidade de uma gestão sensata e informada do património, que considere tanto a conservação do passado quanto a introdução de intervenções contemporâneas qualificadas.
Além das suas atividades atuais, que incluem a publicação da sua tese e de um livro sobre a Câmara Municipal de Pinhel, Caetano tem planos para se dedicar à pintura, um campo que aprecia desde os tempos de sua formação académica na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.
Carlos Caetano, amigo pessoal e simpatizante do nosso projeto, tem sido uma fonte inestimável de informação e apoio para a plataforma Roteiros da Guarda, a quem recorremos frequentemente para avalizar conteúdos, chegando mesmo a revisar textos sobre o património da região. A sua colaboração tem, por essa razão, sido fundamental para a qualidade dos conteúdos que a nossa plataforma disponibiliza.
Em nome da plataforma Roteiros da Guarda, expressamos nossa profunda gratidão pelo trabalho excepcional que Carlos Caetano tem desenvolvido em prol da história da arte e do património da região e também pelo seu apoio contínuo que tem tornado alguns dos nossos artigos mais sólidos, corretos e recomendáveis.
Recomendamos a leitura desta entrevista que deu ao Jornal Correio da Guarda, para ficarem a conhecer melhor o seu percurso e a relevância do seu trabalho para a valorização do património do nosso Distrito.