Busto do Dr. Lopo de Carvalho
O Busto do Dr. Lopo de Carvalho situa-se no Jardim da Esplanada dos Combatentes da Grande Guerra, na Rua Batalha Reis. Este jardim oferece uma vista privilegiada para Sul/Sudeste.
Biografia de Fausto Lopo de Carvalho:
Lopo José de Carvalho nasceu em Tojal, Concelho de Sátão, no dia 3 de Maio de 1857.
Frequentou a Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Medicina, em 1883. Foi um aluno brilhante e isso granjeou-lhe o convite por parte da universidade para iniciar o Doutoramento, mas recusou o convite.
No mesmo ano passou a exercer a função de Médico Principal, em Mêda, onde se manteve durante aproximadamente dois anos. O exercício da medicina ainda o levou para a ilha Graciosa, nos Açores e para Lisboa.
Estabeleceu por fim residência na cidade da Guarda, onde se manteve até ao último dia da sua vida. Na Guarda chegou a ser professor no Liceu. Mas a foi a Tuberculose que lhe despertou a atenção. Lopo de Carvalho dedicou a sua vida à criação de estruturas para o combate e tratamento da doença, bem como para a criação e implementação de normas e regulamentos sanitários. A cidade da Guarda é mesmo a única cidade de Portugal que regulamentou a luta contra a Tuberculose.
Foi autor do trabalho “Curabilidade da Tuberculose Pulmonar”, que apresentou no Congresso de Medicina de Lisboa, e que foi efusivamente aplaudido. Terá sido porventura este trabalho que levou ao convite por parte de Sir William Broadbent para que Lopo de Carvalho assumisse a Vice-Presidência honorária do Congresso de Tuberculoso que se realizou em Londres, em 1901.
Graças ao trabalho que desenvolveu, que terminam inevitavelmente conjugados com o apoio recebido da Raínha D. Amélia, através da Assistência Nacional aos Tuberculosos que se construiu o Sanatório da Guarda, inaugurado a 18 de Maio de 1907 e do qual foi o primeiro director.
Lopo de Carvalho veio a ser agraciado mais tarde pelo rei D. Carlos com a Comenda de S. Tiago (atual Ordem de Santiago da Espada), pelos serviços prestados ao País.
Lopo de Carvalho foi ainda redator dos Jornais “Estudos Médicos” e “Coimbra Médica”. Colaborou também com as publicações “Movimento Médico”, revista “Medicina e Cirurgia” e “Medicina Contemporânea”.
O seu consultório particular era no edifício conhecido como “dispensário”, na atual rua Vasco da Gama, na cidade da Guarda. O edifício foi doado ao Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos.
Foi pai de Fausto Lopo de Carvalho, também este renomado clínico e professor universitário por mérito próprio.
Lopo José de Carvalho morreu na Guarda, no dia 06 de Julho de 1922.
Descrição do Busto:
A Direção Regional de Cultura do Centro descreve o Busto da seguinte forma:
Designação/Título: DR. LOPO DE CARVALHO
Autor: Desconhecido
Morada: Jardim da Esplanada dos Combatentes da Grande Guerra
Freguesia: Guarda
Concelho: Guarda
Coordenadas GPS: +40° 32′ 3.21″, -7° 16′ 12.81″
Data de Inauguração: 06 de julho de 1923
Promotor: Comissão presidida pelo Dr. Paul
Materiais da Peça: Bronze (busto)Granito (pedestal)
Dimensões: 570 cm x 60 cm x 90 cm
Descrição/ Tema:
Busto em bronze, da primeira metade do século XX, retratando o homenageado, impõe-se ao espectador sobre um alto e robusto pedestal em granito, escalonado, com um relevo na parte frontal configurando uma serpente e alguns elementos vegetalistas, superiormente contém inscrições alusivas ao homenageado “AO / DR. LOPO DE CARVALHO/ MÉDICO / 1858 / 1922”.
Historial:
O Monumento é dedicado ao Dr. Lopo de Carvalho (1858-1922), médico (tisiologista) co-fundador do Sanatório Sousa Martins (inaugurado em 1907, na mesma altura em que foi inaugurado o Sanatório da Guarda.


