Vinhos
Os vinhos do Distrito da Guarda
O Distrito da Guarda é por excelência terra de vinhos. E até de grandes vinhos. Esta região é abrangida por três Regiões vitivinícolas: A Norte, o Douro Superior, que é uma sub-região da Região Demarcada do Douro e abrange os concelhos de Mêda, Vila Nova de Foz Côa e Figueira de Castelo Rodrigo. Do lado Este e ao Centro fica a região das Beiras, sobretudo nos Concelhos de Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo (este último reparte-se entre Douro Superior e Beiras); uma Sub-região dos Vinhos da Beira Interior. E a Sudoeste a Região Demarcada do Dão, que abrange os concelhos de Gouveia e Seia.
Vinhos para Todos os Gostos
O Distrito da Guarda tem vinhos de altíssima qualidade para todos os gostos e bolsas. São tantos que muitas vezes custam a encontrar. Mas o Roteiros da Guarda está cá para ajudar! Vamos dar-lhe a conhecer até as pérolas mais escondidas.

A Região do Douro Superior
“O Douro Superior é mais do que vinhas e vinho; é um reflexo das suas gentes, dos seus costumes, da paisagem e das histórias que tem para contar. Esta área está repleta de cultura e atrações turísticas. As suas quintas, trilhos e vinhos, romarias e tradições, gastronomia e paisagem criam uma experiência única que Miguel Torga chamou de “Reino Maravilhoso”.
É uma região profundamente impregnada de uma rica tradição vitivinícola que remonta a muitos séculos. A maior parte dos seus habitantes estão envolvidos de uma forma ou de outra na produção, venda e transporte do vinho do Porto, bem como dos mais recentes mas igualmente populares vinhos Brancos e Tintos desta região. Onde quer que você vá, é impossível não sentir a forte influência que esta tradição única e antiga continua a ter na vida local.”
winetourism.com
visitado em: 28/03/2024
https://www.winetourism.com/wine-appellation/douro-superior/

Quinta da Cuca
A quinta tem cerca de 22 ha dos quais 20 ha são vinha, plantados entre 1980 e 2021, maioritariamente planos e divididos em talhões.