Conjunto Histórico do Mileu
O Conjunto Histórico do Mileu é um espaço hoje reabilitado e com grande vitalidade na periferia da Guarda. A capela ainda hoje celebra e a área circundante é o espaço de festas daquela zona da cidade.
De que se trata?
A área tem relevantes vestígios da ocupação romana na península, que se estendem à Idade Média, num sítio romano, e um pouco mais acima tem a Capela do Mileu, um templo do período Romano o qual, como já se referiu, ainda hoje celebra. Este conjunto está classificado como de Interesse Público.
Quando foi Descoberto?
Do sítio romano não havia a mais pequena suspeita até 1951, ano em que foram descobertos e escavados os locais do sítio que Adriano Vasco Rodrigues identificou, já em 1962, como os componentes centrais do edifício termal, datado do século I d.C.. Acrescem a este conjunto de alguma dimensão vestígios de um complexo social que presta testemunho sobre modos de vida hoje associados à civilização romana.
Em 1954 foram levadas a cabo obras de restauro na Românica. Nessa altura descobriu-se o torso de uma estátua em mármore que, a julgar pelas dimensões, mediria mais de 2,5m de altura. Esse torso representa uma figura militar romana.
O Museu Regional da Guarda tem um sítio na web dedicado ao Conjunto Histórico do Mileu, o qual merece atenta visita, que obviamente recomendamos aqui no Roteiros da Guarda.