Torre dos Ferreiros
A Torre dos Ferreiros disputa com a Catedral o estatuto de melhores vistas da cidade. A vantagem das vistas a partir deste local é que nos permite contemplar a Sé, grandiosa, eloquente e imponente.
Para se fazer a visita, que é autónoma, e gratuita, tem de se passar antes pelo Guarda Welcome Center, localizado a cerca de duzentos metros, na Praça Luís de Camões, e requisitar um cartão com um código QR com o qual se entra no elevador, localizado na face exterior Sul do edifício.
A torre faz parte da antiga cintura amuralhada, construída como exigência da atribuição do Foral, no século XII (1199).
Ao percorrer o espaço pode desfrutar-se do deleite de uma vista de 360 graus sobre a região. E que vistas! Em dias claros é possível perceber imediatamente a relevância estratégica da cidade da Guarda em tempos conturbados de ainda disputas territoriais.
A torre é quadrangular, e a datação de edificação será provavelmente de finais do século XIII. Era dotada de dois vãos de acesso, com entrada em cotovelo apetrechadas com três portas. Na entrada que comunica com o exterior do acastelamento havia duas portas. Uma exterior normal e uma interior, em guilhotina, com a finalidade de tornar o acesso à torre e à cidade inexpugnável em caso de ameaça.
Recomendamos uma visita a este espaço. Uma vez que a visita é gratuita, não deixe de o visitar, mesmo em dias menos claros. Com nevoeiro há ali uma tensão que nos faz recuar a tempos passados e a disputas esquecidas que nos faz sentir o medo do desconhecido, apenas confortado pela majestosidade e imponência da edificação, construída precisamente para proteger as pessoas.