Concelho de Pinhel
A História de Pinhel, tal como todas as outras cidades da nossa região, perde-se na memória de tempos longínquos.
O património histórico e cultural de Pinhel remonta a tempos antigos. A cidade de Pinhel é conhecida pelo seu castelo medieval e pelas suas muralhas e portas medievais que cercam a cidade. O centro histórico da cidade é também um lugar a visitar, com várias igrejas e monumentos antigos. A cidade também é conhecida pelos seus eventos culturais.
Ao percorrermos a zona histórica da cidade encontramos um retrato presente e premente de uma época setecentista e oitocentista. Terá sido porventura a época de Ouro desta cidade. Apesar de estar encaixada entre duas encostas que lhe conferem vistas privilegiadas, sobre a cidade em si, Pinhel é uma cidade fácil de percorrer a pé, se a época do ano ajudar. Existe aqui vida. Apesar do inverno demográfico que assola toda a região, Pinhel é uma cidade viva. Comércios com gente dentro, instituições frequentadas por utentes, carros a distribuir nas ruas. Mas ainda assim, respira-se em Pinhel aquela pacatez típica de uma pequena cidade do interior de Portugal. Pinhel está de pé face ao desolo que nos vai deixando as ruas desertas.
Para já deixar breves notas sobre aquilo que este concelho pode oferecer a quem nos visita; a começar, desde já os seus vinhos, que pertencem à Região Vitivinícola das Beiras e Serra da Estrela;
Todos os ecossistemas favorecidos pela presença do Côa e que deram origem à sua proteção pela Rede Natura 2000 e à Reserva da Faia Brava, que será porventura a única reserva ecológica privada em Portugal, que partilha algum território com o Parque Arqueológico do Vale do Côa, Classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.
Sim, Pinhel é também uma porta de entrada para visitar as gravuras do Côa. O seu património medieval da região merece respeitável nota. Mas não queria deixar de falar na gastronomia típica, rica e farta. Isto para começar como encerrei. Com fruta. Se comecei pelas uvas e pelos vinhos, permitam-me encerrar com a maçã. Sim, Pinhel é um farto produtor de maçã. E a maçã poderia quiçá ser um produto que transformado poderia gerar subprodutos que transformados seriam com toda a certeza geradores de dinâmicas interessantes e até para a gastronomia e para o Turismo.


O Canal de Youtube 360Portugal tem um interessantíssimo vídeo explicativo do local que vale a pena ver para melhor entendimento da cidade.