Concelho de Vila Nova de Foz Côa

Vila Nova de Foz Côa é conhecida pela sua rica história e património cultural, artístico e ambiental. Localizada nos vales dos rios Douro e Côa, a cidade é um importante destino turístico.

Ainda que na margem esquerda do Douro, o Concelho de Vila Nova de Foz Côa é culturalmente identificado como região de Trás-os-Montes, atendendo ao seu clima, relevo e cultura, assente nos produtos regionais. Vila Nova de Foz Côa é casa dos produtos terrinchos.

Artisticamente, Vila Nova de Foz Côa é incontornável no panorama da arqueologia pela sua arte rupestre a céu aberto, que datam de cerca de 25.000 anos atrás, com presença humana hoje cientificamente comprovada desde há mais de 50 mil anos.

As gravuras rupestres de Foz Côa são o maior núcleo de gravuras a céu aberto do Mundo e são consideradas um dos mais importantes testemunhos do Paleolítico Superior em todo o mundo Foram classificadas Património Mundial da UNESCO em 1998, naquele que foi o processo de classificação mais célere da história deste organismo das Nações Unidas.

A destacar ainda os diversos sítios arqueológicos de datações e contextos diversificados, designadamente os do Prazo, Rumansil, Castanheiro do Vento e Castelo Velho.

Além das gravuras, a cidade também é conhecida pelas suas festividades populares, de onde se destacam a Quinzena da Amendoeira em Flor e a Romaria à Nossa Senhora da Veiga, uma festa religiosa que goza de um grande fervor dentro da comunidade fozcoense.

Este concelho, em consequência do seu relevo acidentado, merece ainda demorada visita aos seus muitos miradouros que encerram em si mesmo paisagens de cortar a respiração. Paisagens estas que se alteram radicalmente a cada estação do ano.

O Concelho de Vila Nova de Foz Côa merece demorada visita.

Concelho de Vila Nova de Foz Côa
Concelho de Vila Nova de Foz Côa